Um estereótipo que você entende melhor quando vem aqui é o de que os franceses são antipáticos e nojentos. É apenas uma diferença cultural. Enquanto no Brasil estamos acostumados a jogar sorrisos para todos os lados, inclusive com pessoas que não conhecemos, aqui eles não sorriem para qualquer um. Imagine também viver num dos Países com o maior número de turistas por ano, e cada esquina que você vai alguém pergunta a direção de algum ponto turístico (ok, se aplica mais a Paris). Eu fiz vários amigos franceses e eles são muito simpáticos e divertidos. Adoram sair, fazer festa. Boêmios até não poderem mais.
E se são fedidos? Ainda não encontrei nenhum francês fedido por ai... Na verdade, já senti um cheirinho de asa em lugares muito cheios e quentes, como um pub e tal, mas não posso dizer se era um francês ou um estrangeiro, pois estávamos num grupo grande de pessoas do mundo inteiro.
E Marseille? Bom, não venha para cá pensando que vai encontrar um lugar chiquérrimo e lindo. É uma cidade muito antiga, mediterrânea e portuária. Ela é suja e nem tudo funciona perfeitamente como em outras cidades. Mas ela tem um clima diferente de outras cidades... É mais despojada, o povo é não é tão sisudo e todos esperam calorosamente pelo verão, que é muito quente e pelo jeito, divertido. Às vezes a cidade me lembra Porto Alegre... Anyways, agora vou visitar os famosos calanques, que estão a 30 minutos da minha residência. Estou ansiosa para ver... Quem não sabe o que é, ponha no google "calanques, marseille" e você terá uma noção. Depois eu coloco as fotos e confirmo se tudo isso mesmo!
3 comentários:
:*
quebrando paradigmas...
Beea, é o Guilherme Forni Barcelos da UFRGS, muito sucesso na França, aprende bastante, expande os horizontes e aproveita! Se cuida, torço por ti! beijão
Ah, Gui, obrigada! E pode deixar que estou fazendo tudo que você mencionou. Beijão!
Postar um comentário