Páginas

17 de mai. de 2011

Incentivo à arte

Hoje fui no Museu Picasso em Barcelona. Um museu quase inteiramente dedicado ao artista, que viveu bons anos nessa cidade. Lá pude ver quadros do pintor desde o início da sua vida até o final dela. Haviam quadros de Picasso desde seus 9 anos. Com essa idade ele já apresentava trabalhos muito lindos. Totalmente diferente do estilo que o fez famoso, mas quadros de uma perfeição incrível para a sua idade. Desde cedo ele se destacou entre os artistas de Barcelona, tanto que, aos 15 anos de idade, concorreu com vários artistas renomados da época em um concurso local.

Fiquei chocada com a idade com que ele começou a pintar, e a pintar tão bem! Eu e a minha mãe inclusive comentamos que não conseguimos imaginar um jovem de 15 anos hoje em dia pintando paisagens e mais paisagens. E isso me fez lembrar o meu tempo de colégio, em que o incentivo à arte era tão pouco. Fazíamos algumas pinturas, colagens, coisas assim, até mais ou menos a quarta série. E depois disso? Temos que começar a estudar história, ciências, física, biologia, matemática, etc.

E o incentivo à outras artes, como a poesia? Será que ainda existem os concursos de poesia que havia no Dohms para os alunos mais novos? Na terceira série do ensino básico participei, e tirei terceiro lugar. Fiquei tão feliz! Foi quando eu comecei a gostar de poesia. Mas por que depois que entramos no ensino fundamental o incentivo é quase zero? Havia uma tentativa (eu acho), que na verdade era quase inútil. Aprendíamos Álvares de Azevedo e Camões nas aulas de literatura no ensino médio. Alguém entendia alguma coisa? Quase nada.

E de repente a obrigação de entender todas as poesias que poderiam cair no vestibular tornou tudo tão chato.

Ainda bem que a poesia desobrigada, a arte sem compromisso, me fez gostar de tudo novamente.

Um comentário:

Thomaz Müller disse...

Bonequinhaaa... continue escrevendo princesinha :)

bjos com carinho e saudades