Páginas

16 de abr. de 2011

A diferença que um sorriso faz

Cheguei em Marseille no dia 04 de janeiro. Dia 05 de abril, três meses depois, parti em direção à Londres. Somente havia saído da França para fazer rápidas visitas à Espanha, mas no geral vivi em terras francesas desde que pisei na Europa. 

Em Londres decidi ficar 10 dias, tempo de sobra para conhecer os pontos turísticos, suficiente para começar a conhecer a cidade e pouco para realmente vivê-la. O que mais me impressionou nos primeiros dias em que cheguei na cidade foi a simpatia e o sorriso no rosto das pessoas. Quando chegava em qualquer estabelecimento comercial, todos diziam a mesma coisa: "Hi, How are you?". Ou às vezes somente: "How are you?". Ficava meio boba no início, nem sabia o que responder, afinal, por que o caixa do supermercado gostaria de saber como eu estava naquele dia? Respondia sempre num tom de dúvida: "Fine... and you?". Cheguei inclusive a comentar com a Camila esse detalhe que me chamou atenção, e ela me explicou que essa é a maneira de eles dizerem "Oi". Percebi que acabei me acostumando com o jeito mais frio de se comunicar com os desconhecidos na França. Quando vou no supermercado na minha cidade, posso ouvir um Bonjour, Au revoir e só. Afinal, perguntar como você está seria muito invasivo.

Na hora em que fui pagar as compras na Topshop, o caixa foi tão simpático que conversamos inclusive sobre o fato de que ele tem como sonho visitar o Brasil. Conversei também com outras pessoas durante a viagem, e esse jeitinho sempre fazia com que eu deixasse um sorriso escapar.

Um sorriso e uma frase tão simples, que fizeram toda a diferença.

8 comentários:

Unknown disse...

Concordo em gênero, número e grau... o que dá a maior depressão em voltar hehehe :)

Aline Mello disse...

Ai bia, amei o texto :) o engraçado é que a gente acha às vezes que os ingleses são super frios. Acho vou ir um dia pra lá só pra ouvir eles falando how are you com sotaque britânico haha

Andréia disse...

N sei o que deu ali no nome hahaha :)

Marina Stumpf disse...

Em Melbourne é assim também, Be. Todos te recebem felizes e muitos te recebem com: "Olá, como está sendo o seu dia?". Mesmo andando pela rua, as pessoas olham nos teus olhos com um leve sorriso. A atmosfera é deliciosa e já na segunda visita, você ganha apelidos ou algo que te aproxima das pessoas. Eu sou a garota francesa na padaria, por exemplo, pois a menina que me atendeu é francesa e ela me achou parecida em sotaque e rosto com a irmã dela. haha
Mas o grande segredo é receber o sorriso e as boas vindas de coração aberto e entregar na mesma cor. E dessa simpatia, sutileza e cor você está repleta!
Beijos carinhosos.

Beatriz disse...

Ah que lindo Melbourne! Que gostoso deve ser morar num lugar assim. E você olhar nos olhos do outro também faz toda diferença, né. O único lugar na França que as pessoas passam por ti e te dão bonjour com um sorriso é nos Calanques. Parece um lugar a parte.

E você também né, nem tem essa simpatia que conquista todo mundo!

Beijos, florzinha. Segue jogando esse teu arco-íris pra lá e pra cá.

Unknown disse...

A diferença entre ingleses e franceses é mesmo grande... acho que o desafio seria conseguir um sorriso dos franceses. Quando passei um tempo em Paris no ano passado eu me divertia tentanto conseguir sorrisos sendo muito sorridente e cordial e deu certo... consegui muitos sorrisos de desconhecidos (até de garçons!) e descobri que os franceses só precisam de um empurrãozinho para serem mais amorosos. É claro que nem todos se deixam cativar... mas acho que isso faz parte também do charme francês, rs.
Beijinhos

Beatriz disse...

Acredito que faça parte do charme francês também! E como eu estou acostumada a sorrir muito, e meus amigos franceses costumam dizer: "Como você é engraçada, não pára de sorrir". Mas admito que, depois de 4 meses por aqui, é cansativo tentar tirar um sorriso deles todo dia.

Unknown disse...

É verdade... depois de um tempo cansa... rs.