Páginas

24 de abr. de 2011

Distorção

De tempos em tempos, eu compro revistas de moda, e adoro ficar olhando principalmente as propagandas e os editoriais de moda, as fotografias belíssimas e as modelos, atrizes e famosas mais lindas ainda. Nunca tinha percebido o quanto essas pequenas (ou grandes) influências do dia-a-dia moldavam tanto a minha percepção das coisas. Alguns dias atrás, eu estava no ônibus, em Londres, e entrou uma mulher com uma roupa muito bonita. Calça pêssego, uma blusinha soltinha bege e, se não me engano, um colete bem estiloso, com uma cor muito linda que combinava com a calça. Ah, e uma sandália marrom. O conjunto inteiro combinando, e, para completar, ela tinha os cabelos brilhosos e bem arrumados também.

Mas por um milésimo de segundo eu pensei: "Ah, mas... se bem que ela tem pernas grossas, não ficou tão bonito assim". Como se, para o conjunto inteiro ficar perfeito, ela precisasse ter um corpo de modelo de revista. E não, ela não era gorda. Ela simplesmente não era skinny. Mas dessa vez, foi como se eu pudesse ouvir o absurdo que eu tinha pensado. Como se eu pudesse girar um botão em minha mente, eu vi que sim, ela estava perfeita. O padrão de beleza vigente aparece tão forte em todo tipo de mídia de moda e beleza que muda nossa forma de ver o mundo sem percebermos.

Hoje fui no museu Victoria and Albert em Londres, e vi a exposição "The Cult of Beauty". Mostrava uma época em que os pintores e artistas começaram a produzir quadros e evoluir na arquitetura pela simples beleza que ela pode representar. The art for art's sake. E sim, lá estavam elas, em meados dos anos 1800, mulheres cheinhas sendo pintadas como deusas. E realmente eram lindas, de acordo com o padrão de beleza vigente da época. 

Quando será que o padrão saudável entrará na moda? Cada vez mais eu sofro menos em frente do espelho, por simplesmente não tentar me comparar com uma propaganda de revista, que na maioria das vezes nos mostra uma imagem completamente irreal. 

Sejamos um pouco mais United Colors of Benetton, mais campanha Dove, pela real beleza da mulher. Sejamos mais realistas.





Um comentário:

Unknown disse...

Menina linda. Adorei ver o link do meu blog no seu blog :D
Beijocas