Páginas

18 de mar. de 2011

Diferenças

Quando eu saí de Porto Alegre, eu não tinha noção do quanto viajar e conhecer outras culturas iria abrir meus horizontes. Mas foi com esse objetivo principal que eu vim para a França. Não estou preocupada em ir super bem nas cadeiras (desculpa, UFRGS!), nem em viajar toda e Europa em um mês. Devagarinho vou conhecendo melhor cada nacionalidade que encontro, e cada vez que eu paro para conversar com alguém de um país diferente, me assusto comigo mesma, com a minha ignorância perante o mundo. Não somos nós que dizemos que o mundo é tão pequeno? Ele é tão grande ao mesmo tempo! Se você se irrita quando falam que a língua oficial do Brasil é o espanhol, te faço uma pergunta rápida: você sabe qual é a língua falada na Lituânia e na Letônia? E na Estônia, então? E eles também não gostam quando você acha que todos eles falam russo ou lituanês, ou outra língua que a sua imaginação criar!

Percebi nesses meses que se passaram que tem algumas culturas que eu me relaciono mais que as outras. Pode ter sido o acaso que me fez me relacionar com essas nacionalidades primeiro do que as outras, mas minhas amigas mais próximas são norueguesas, finlandesas, suecas e polonesas. Nada de latino-americanos, para o meu espanto. Inclusive, generalizando, os latinos são os que mais me deixam desconfortáveis quando estou perto; eles falam alto, são expansivos e se relacionam basicamente com o seu grupo de amigos. Claro que conheci algumas pessoas incríveis, por outro lado; um colombiano, com um inglês impecável, sociável e polido. Além de outros latinos, brasileiros também, que viraram meus amigos e eu gosto muito.

Os norte-europeus me ensinam muito no dia a dia. Pontualidade, discrição, validação das regras e leis. No Brasil eu até posso ser pontual se um compromisso é marcado para as 10h, e eu chego às 10h. Aqui, dependendo do compromisso, se eu chegar às 10h, as portas estarão fechadas. Entre outras coisas. É tão bom poder aprender alguns detalhes que nenhuma cadeira da faculdade irá te ensinar. Se fosse colocar todos aqui acho que eu ficaria a tarde inteira escrevendo.

E você? Está aberto ao mundo? Ou ainda mantém os seus preconceitos com culturas diferentes das suas?

3 comentários:

Thomaz Müller disse...

Escreve muito bem essa menina bea hein :)

beijos linda, saudades de você...

Aline Mello disse...

Pura verdade, Bia :)
Adorei o texto!
Beijãão

Beatriz disse...

Obrigada, amores! Adoro as visitas de vocês por aqui...