Páginas

27 de mar. de 2011

Minhas observações sobre o estilo dos franceses (1)

Não sou expert em moda, não conheço todas as últimas tendências, e o meu fashionpedia é o blog da Julia Petit. Contudo, posso apontar alguns detalhes do estilo das francesas que me chamaram a atenção nesses três meses. E quanto a essas observações, não estou falando das roupas usadas pelas fashionistas, e sim do estilo das meninas e meninos que eu convivo na escola em que eu estudo (escola de business privada de classe média-alta).

Aqui estão, 9 observações que, juntas, fazem toda a diferença.

1) O clássico é eterno:
Se você olhar para uma multidão de jovens no inverno, vai notar que as principais cores usadas são: preto, marrom, azul marinho e cinza. Para alguns pode parecer muito triste, mas não tem como negar que essas cores não tem erro e ficam bem na maioria das pessoas. O corte dos casacos de lã é aquele que deixa toda mulher elegante: bem cortado, estruturado, preto, comprimento abaixo da cintura.

2) Menos é mais:
Em vez de combinar todas as estampas e cores possíveis para, quem sabe assim, conseguir criar um look harmonioso, elas apostam em peças simples, normalmente no mesmo tom, que combinem entre si. Vulgaridade também está fora. Pernas sempre com meia-calça, blusas sem decotes chamativos e roupas que não sejam muito coladas no corpo.

Cena na praia de Cassis

3) Maquiagem discreta:
Elas usam pouca maquiagem. É comum ver o clássico lápis preto nos olhos. E só.

4) Cabelos naturais:
Chapinha é difícil de ver no dia a dia. O comprimento é o médio e a cor também é natural.

5) Manicure:
Unhas? Desculpe Colorama, Sephora e todas as outras incríveis marcas de esmalte, mas unhas sem esmalte é o mais comum de se ver por aqui. E eu não acho que seja porque as manicures são relativamente mais caras, já que eu notei que quem tem as unhas mais compridas, coloridas e detalhadas são as meninas de classe baixa.

6) Os sapatos definem quem você é:
Tênis é usado para correr e praticar esportes. Afinal, não é pra isso que ele serve? No dia-a-dia, botas, sapatinhos oxford e tênis de passeio são os mais comuns de se ver. Para os homens, sapato e mocassim é o que se usa num dia comum. Ainda não vi nenhum tênis Nike Shox aqui, ufa!

Quer saber a qual classe social uma pessoa pertence? Olhe para os seus sapatos e você descobrirá.

7) Meninos sem vergonha de terem estilo:
Eles não tem medo de usar roupas mais arrumadas no dia-a-dia, pois simplesmente todos se vestem assim. Se você vai numa festa, encontrará muitos usando camisa, colete, blusas mais arrumadas, com cortes diferentes, sobreposições clássicas, sapato de couro, mocassim, lenço no pescoço, etc. E não, eles não são gays. É típico de gaúcho fazer piada do menino que está mais arrumado em alguma ocasião. Mas meninos, por favor, não se acanhem, e apostem mais no estilo de vocês.

Pasmem, mas eu ainda não vi nenhuma camiseta polo listrada com jeans e tênis. Ufa, mais uma vez!

8) Feminilidade:
Vestidos e saias sem restrição. Como é difícil ver uma menina usando uma calça boyfriend com tênis!

9) Como viemos ao mundo:
Mulheres mais velhas cultivam suas rugas com mais naturalidade e muitas delas inclusive cultivam um cabelo branco com um corte moderninho. Não são esticadas, tem um bronzeado natural, não costumam passar por tantas cirurgias quanto as brasileiras e silicone não é comum. Talvez esse seja um dos motivos que faz com que as francesas sejam tão charmosas: elas são felizes com o que tem. Se cuidam, claro, mas não se martirizam por não serem perfeitas. E esse ar de "estar de bem com a vida", é muito elegante.

3 comentários:

Unknown disse...

Os franceses tem 'o estilo', né?

Aline Mello disse...

aaai, é justamente por isso que eu adoro a França.

Unknown disse...

Adorei!