Páginas

26 de mar. de 2011

Para minha surpresa

Ontem à noite resolvi ir à Brazilian Party, festa organizada por algumas associações estudantis da faculdade em que eu estudo. O objetivo era mostrar o verdadeiro carnaval brasileiro. Obviamente que de brasileiro não tinha nada. Eles tocaram umas 3 músicas em português, uma delas com português de Portugal, e as outras eu nunca tinha ouvido tocar. Mas até aí tudo bem.

Chegamos na festa por volta da 1h da madrugada, e a festa estava vazia. Normal, pois eu já sabia que lá pelas 2h é que começaria a ficar melhor. Na pista haviam algumas pessoas dançando e um grupo de uns 6 garotos usando a camiseta oficial do Brasil de futebol. Achei legal, pelo menos alguém além de mim para representar o País. Eis que um desses meninos vem falar comigo e com as minhas amigas lituanas. Começa falando inglês e chegando muito perto para conversar, invadindo o nosso espaço físico. Logo começo a falar em português, para que ele não fique importunando a todos, talvez só a mim. Então ele começa a falar que a festa está uma merda, que as festas da minha faculdade eram uma merda, que eles não sabem fazer festa, etc. Tentei explicar que era cedo, e que normalmente as festas que tem mais gente são as festas na quarta-feira, mas o querido não quis me escutar. Depois perguntou de onde vinham as minhas amigas, e eu prontamente respondi com um sorriso que elas vinham da Lituânia, afinal foi um dos povos mais simpáticos e divertidos que eu conheci aqui. Foi só dizer essa palavra mágica que ele me perguntou se elas eram putas, prostitutas: "Elas só podem ser, porque quem vem da Lituânia e desses países do leste europeu  pode ser prostituta". Depois de repetir isso mais ou menos umas 3 ou 4 vezes, acho que ele olhou o meu olhar de espanto e disse: "Tudo bem, talvez as suas amigas não sejam prostitutas".

Em dois minutos de conversa ele conseguiu falar mal da minha faculdade, das festas dos meus colegas, das festas que os franceses participam e, o pior de tudo, das minhas amigas.

Ignorância também é um estado de espírito. Um intercâmbio realmente pode ser muito bom para expandir nossos horizontes e quebrar paradigmas e preconceitos, mas apenas se você estiver disposto à fazer isso.

Nós não somos piores nem melhores que o povo da Lituânia. Brasileira também costuma ter fama de prostituta em Portugal e na Espanha. Só por isso quando eu visito esses países significa que eu também sou prostituta? Por favor, brasileiros no exterior, não me decepcionem mais.

2 comentários:

Aline Mello disse...

aaai, que vergonha dessas coisas :\ essa festa me lembra a festa do brasil que a gente foi naquele lugar bizarro em montreal aheuheuheh

rúbia disse...

Simplesmente um retardado que tá perdendo tempo em dinheiro se espera voltar "melhor" do seu intercâmbio.