Páginas

25 de mar. de 2011

Malandragem

Malandragem não é exclusiva de brasileiro (para aqueles que pensam). A seguinte cena aconteceu semana passada:

Estava indo no supermercado de ônibus. Aqui, diferente do Brasil,  não tem cobrador e o passageiro compra a passagem com o motorista de ônibus. De vez em quando passam os fiscais e conferem o ticket de todo mundo. Isso todo mundo já sabe. Claro que sempre tem aqueles que não querem pagar 1,50 euros, especialmente os jovens. Então ou a pessoa não paga na cara dura, e se o fiscal vem até tenta negar, ou a pessoa tenta dar um jeitinho: compra um ticket reserva, e fica cuidando se os fiscais estão na próxima parada de ônibus. Se ao longe ele vê os fiscais, saca o ticket do bolso e valida rapidamente antes de os fiscais entrarem. Eu achando que até que era uma ideia inteligente, e sacana, óbvio. Até que um menino fez exatamente isso no ônibus e os fiscais, que não são bobos, viram! O menino tentou negar tudo, e sem sucesso, teve que pagar uma multa básica que deve custar por volta de 30 euros e foi expulso do ônibus, o que eu considero o maior mico.

Vale a pena passar por cima das regras por tão pouco?

No Brasil, será que esse sistema funcionaria? Se a fiscalização realmente fosse eficiente, eu prefiro acreditar que sim. Aqui em Marseille, não tem mês em que os fiscais não entram no ônibus para fazer o seu trabalho. Inclusive nos últimos ônibus, à meia noite! E isso faz com que a pessoa que não valida o seu ticket fique temerosa de que os fiscais entrem. É fácil ver quem pagou, e quem quer passar por malandro. Ou a pessoa está tranquila, aproveitando a sua viagem, ou ela está sempre olhando para a rua, nervosa.

Sempre tenho o meu passe de ônibus comigo. Viagem sem estresse, e sem mico.

Nenhum comentário: